Seguidores

terça-feira, 7 de maio de 2013

Dia Mundial da Asma - 07 de Maio

Olá,

Eu como Asmática crônica que sou, não posso deixar de compartilhar com vocês este grande trabalho de médicos alergistas, pneumologistas, fisioterapeutas e outros profissionais da saúde,  em especial minha médica pneumologista Silvana Romano do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro e também a Drª. Fátima Emerson Médica Alergista da Policlínica Geral do estado do Rio de Janeiro, onde está sempre pronta a responder e nos auxiliar em todos as questões relacionadas a Asma e as Alergias, ministrando palestras muito esclarecedoras uma vez por mês.
Eu, graças as novas descobertas e medicamentos que recebi, hoje estou com minhas asma completamente controlada e não mais em crises e internações.Sendo assim parabenizo a todos os médicos e profissionais que ocupam seu tempo cuidando desta doença que atinge a muitas pessoas, principalmente nesta época do ano.

"7 de Maio - Dia Mundial de Asma"


O Dia Mundial da Asma, celebrado desde 1998, na primeira terça-feira do mês de maio, é uma iniciativa da GINA que busca difundir informações sobre a doença e a prevenção dos seus sintomas. Nesta data, ganha ênfase o trabalho de médicos e profissionais de saúde que atuam o ano inteiro a fim de reduzir o número de mortes por asma no mundo e contribuir para que os portadores da doença tenham melhor qualidade de vida. 



Dia Mundial da Asma, portanto, é uma data de mobilização, que busca educar os pacientes com asma e seus familiares sobre a doença, abordando informações acerca dos sintomas, tratamento e a prevenção de crises. Entre as ações, coletivas e individuais, estão a divulgação das formas de combate à asma nos meios de comunicação, ações de grupos da área de saúde e pacientes, tais como debates, palestras, encontros e atividades comunitárias pelo combate à doença. Leia mais no site GINA Brasil



Asma é uma doença que se caracteriza por sintomas recorrentes de falta de ar, chiado, tosse e aperto no peito. Em geral os sintomas melhoram com medicamentos broncodilatadores. Os sintomas aparecem como consequência de inflamação nos brônquios, que ocorre em pessoas predispostas e expostas a fatores ambientais diversos.



A asma é a doença crônica mais comum na infância e pode ocorrer em qualquer idade. Infelizmente ainda hoje, há muitos preconceitos, a começar pelo nome, sendo muitas vezes chamada de bronquite asmática, bronquite alérgica ou simplesmente bronquite.


Texto retirado do Blog da Alergia

2 comentários:

  1. Olha, não conhecia esta data. Tive asma na infância
    é muito difícil!

    Importante o alerta!

    http://estherontemehoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther,

      É uma doença muita chata e muito comum, só quem tem ou teve é que sabe o quanto é difícil querer respirar e não poder, mas vamos levando a vida.
      Amiga, Obrigada pelo carinho e já que estamos na semana das Mães lhe desejo um Feliz Dia das Mães, com muito carinho e Saúde.
      Beijos.

      Excluir

É muito bom receber visitas, deixe seu comentário, que com certeza responderei.